JSD/Faial realiza cerimónia de início de mandato

Os novos órgãos da JSD/Faial realizaram, no passado dia 23 de novembro na sede da estrutura, uma cerimónia de início de mandato. Na ocasião, a presidente da CPI, Bianca Azevedo, apresentou o plano de Atividades para os próximos dois anos. 

A cerimónia foi conduzida pela recém eleita Presidente da Mesa da Assembleia de Ilha da JSD/Faial, Mariana Fortuna, que iniciou a cerimónia cumprimentando os presentes e convidando a discursar o Presidente Cessante, Ricardo Costa.

Ricardo Costa, que liderou a JSD/Faial nos últimos cinco anos, faz uma intervenção em que primeiramente faz um balanço dos mandatos, frisando ações desenvolvidas pela JSD/Faial e feitos concretizados mesmo quando eram oposição no governo e no município. Destaca que “foi com força de vontade e apostando na inovação que as novas gerações trazem que fomos pouco a pouco desbravando terreno” para fazerem cumprir os seus objetivos. Agradeceu ainda a Daniel, presidente que o antecedeu na liderança da estrutura local, e a Carlos Ferreira que, enquanto Presidente da CPI do PSD/Faial, sempre se mostrou disponível para ouvir e trabalhar com a Juventude do partido. Por fim, mostrou ainda o orgulho que tem nos elementos que outrora faziam parte da sua equipa e agora continuam o legado da estrutura, nomeadamente Bianca Azevedo que agora lhe rende na presidência da JSD/Faial.

Após esta intervenção, a presidente da mesa, Mariana Fortuna, apresentou os novos membros dos órgãos eleitos da JSD/Faial.

Foi, então, convidado a intervir o Presidente da Comissão Politica do PSD/Faial, Carlos Ferreira, o qual começou por exprimir o seu contentamento em estar presente na cerimónia. Expressou os votos de um bom trabalho e de sucesso à Presidente da CPI da JSD/Faial e na sua pessoa todos os membros do órgão, assim como à Presidente da Assembleia de Ilha da JSD/Faial e na sua pessoa todos os membros da mesa, mas não o fez sem antes se ter dirigido ao anterior presidente, Ricardo Costa, junto com o qual enfrentou vários desafios. Seguidamente, elogiou e reconheceu todos os jovens que dão o seu contributo à sociedade, nomeadamente aqueles que se envolvem na política, mesmo quando na atualidade o lado pejorativo na palavra “política” prevalece na opinião publica. Deixa ainda uma palavra de encorajamento à equipa e o voto de confiança de que juntos vão superar os desafios que surgirem. Finaliza apontando “que é com os jovens que vamos construir o futuro do Faial”.

De seguida, foi lida, pela Presidente da Mesa, Mariana Fortuna, uma mensagem deixada pelo Presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, na qual parabenizou a eleição de todos os eleitos e se mostrou disponível para com a estrutura local.

Interveio também um dos vice-presidentes da JSD/Faial, Leandro Martins, que se mostrou pronto a trabalhar para o bem da estrutura e dos jovens, e fazer valer, mais uma vez, os seus anos de experiência enquanto membro da CPI da JSD/Faial.

A Presidente da Comissão Política de Ilha da JSD/Faial, Bianca Azevedo discursou começando por agradecer a confiança nela depositada para liderar a estrutura, e em particular àqueles que aceitaram ser parte da sua equipa. Em segundo lugar, salientou a amabilidade do líder regional da juventude em deixar uma mensagem, embora não pudesse estar presente, e agradeceu a intervenção e os votos de felicidade dirigidos pelo presidente da CPI do PSD/Faial, mostrando disponibilidade para trabalhar ao lado do partido. De seguida, agradeceu aos anteriores presidentes da JSD/Faial “por terem dado a oportunidade aos jovens faialenses de se integrarem na social democracia”, em especial ao Ricardo Costa que fez um trabalho notável e elevou a fasquia para o mandato que se segue. A líder da estrutura, passou, então, à apresentação do plano de mandato cuja missão é “num ambiente plural, continuar a criar oportunidades que permitam que os jovens faialenses expressem as suas ideias e opiniões e as façam ser ouvidas” e, portanto, “promover o diálogo e a concertação de ideias, enquanto pilares na vivência dos princípios e valores que regem a social-democracia e esta estrutura”. Assegurou também que a prioridade é mostrar que “a estrutura existe e está disponível para integrar os jovens”. Refletiu ainda sobre o desafio que seriam os próximos dois anos, mas mostrou-se preparada e empenhada em alcançar as cinco metas do plano “mais participação, mais militância, mais atividade, mais representação, mais aprendizagem e mais reconhecimento” e salientou que “os jovens são o futuro, mas acima de tudo são o presente”. De seguida, apresentou as iniciativas que compõem o plano de atividades de dezembro: o tradicional “Natal Solidário”; e como novidade a “Carta ao Município Natal”. Por fim, comprometeu-se junto com a sua equipa multidisciplinar em “trabalhar todos dias com e para os jovens faialenses”

Foi no passado dia 6 de novembro que decorreram as eleições da estrutura que lhe concederam uma nova liderança. Integram a Comissão Política de Ilha a presidente, Bianca Azevedo, os vice-presidentes Leandro Martins e Bianca Mendes, os vogais Lisandra Silva, Vitor Mourinho, Carolina Borges, Beatriz Domanoski, Mariana Pereira e Mariana Bettencourt e os suplentes Miguel Rodrigues, Duda Montrond e Helena Silva. Já a Mesa da Assembleia de Ilha é presidida por, Mariana Fortuna, e tem como vice