JSD/Açores afirma que impera a necessidade de uma “política próxima” dos jovens Açorianos

Conversa Informal com jovens Marienses na Biblioteca Municipal de Vila do Porto iniciou a visita (c) JSD Santa Maria

O Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, afirmou ontem em entrevista à Rádio Asas do Atlântico que “impera a necessidade de uma política de proximidade dos jovens Açorianos”, quando encerrava a visita oficial da JSD/Açores à ilha de Santa Maria.

Defendendo que “apenas como uma política de proximidade se conseguirá sentir os desejos, ambições e problemas da juventude Açoriana”, Flávio Soares exortou todos os agentes políticos regionais a “olharem para a juventude e misturam-se com ela” naquilo que para o Presidente da JSD/Açores poderá ser a melhor forma de combater os graves problemas regionais de emprego, educação e saúde, definidas pelo próprio como “as bandeiras da JSD”.

Flávio Soares e a Secretária Geral, Eunice Pinheiro Sousa, realizaram durante este fim-de-semana a sua primeira visita oficial onde reuniram com a Associação Maré de Agosto e participaram na Tertúlia subordinada ao tema “Ser Social Democrata no Século XXI” com o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues e o Deputado Mariense, Paulo Parece.

Foi na participação na tertúlia organizada pela JSD Santa Maria que Flávio Soares afirmou que “a participação política estará sempre limitada quando os governantes da região estão no poder à 20 anos e criaram mecanismos para se manter no poder.”

“Independentemente desse controlo, os jovens ou menos jovens devem fazer ouvir a sua voz, participando ativamente nas decisões políticas das suas freguesias, concelhos e dos Açores, afirmando, desta forma, que não podem ser esquecidos ou relegados para segundo plano, quando a ambição do Governo regional é o ‘clientelismo politico’  “, disse aos jovens mariense o Presidente da JSD/Açores.

Flávio Soares anunciou a pretensão da JSD/Açores de continuar as visitas de proximidade a todas as ilhas dos Açores, dando o “exemplo aos restantes agentes políticos regionais”.

Saúde Escolar

O Presidente da JSD/Açores defendeu a necessidade de “promoção da saúde em ambiente escolar” como forma de combate aos comportamentos de risco e de promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis.

“A Saúde Escolar, com equipas dedicadas e com ferramentas de trabalho, permitirá um combate efetivo aos indicadores de saúde e sociais que deveriam envergonhar o Governo Regional que os ignora há 20 anos” afirmou Flávio Soares na conversa informal com membros da comunidade escolar, anunciando um período de discussão pública que a JSD/Açores lançará brevemente.

O líder regional e a Secretária geral tiveram oportunidade de recolher contributos “valiosos”, nas palavras de Eunice Pinheiro Sousa, sobre a temática da Saúde Escolar, Educação e Participação Cívica durante os momentos de contacto com a juventude mariense, elogiando a preparação, dedicação e trabalho da recém eleita estrutura de ilha de Santa Maria.