JSD/Açores quer Governo Regional a pagar aos jovens em cinco dias

O Presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, apresentou sábado, em reunião da Comissão Política Regional, a proposta para que o Governo Regional pague aos jovens integrados nos programas Estagiar em 5 dias úteis.

A JSD/Açores “não acredita que os programas Estagiar sejam a solução permanente para o desemprego jovem nos Açores, no entanto, é esta a realidade que 20 anos de governo socialista criou e será pois esta que tentaremos melhorar com propostas concretas” afirmou Flávio Soares.

Para o Presidente da JSD/Açores, “a compensação pecuniária, vulgo salário, dos programas Estagiar pode chegar a ser paga, com os atuais prazos, já passado do dia 20 do mês seguinte àquele a que diz respeito, numa clara falta de respeito pelos jovens Açorianos”.

“Tudo isto porque os prazos para as empresas submeterem os mapas de assiduidade, condição fundamental para o pagamento da compensação pecuniária, e o prazo para o Fundo Regional de Emprego processar a informação e emitir as ordens de pagamento são demasiado longos”, apresentando a proposta para a redução substancial dos mesmos.

“A estes prazos demasiados longos juntam-se ainda ‘esquecimentos’ por parte dos responsáveis nas empresas para o envio dos mapas de assiduidade, passando por vezes dos 8 dias úteis, num claro desrespeito pelo jovem que recebem no seu ceio” alertou Flávio Soares na sua intervenção no Conselho Regional.

“Objetivamos o respeito pela dignidade do trabalho realizado pelos jovens integrados no estagiar L, T e U com a necessidade das empresas submeterem o mapa de assiduidade do jovem no primeiro dia útil de cada mês e o Governo Regional, com uma gestão eficaz de recursos humanos e materiais, realizar este processamento em cinco dias úteis” afirmou o líder da estrutura de  social democrata.

Para Flávio Soares, “acreditamos ser uma questão de respeito pelo jovem que o pagamento da compensação pecuniária seja realizado sem demoras e sem atrasos provocados por prazos que, mesmo sendo cumpridos – o que nem sempre acontece-, provoca um intervalo entre o final de um mês de trabalho e o efetivo pagamento ao jovem inaceitável moralmente”, chamando ainda à atenção que esta proposta tem um impacto orçamental nulo, pois apenas se “trabalhará mais depressa e não se produzirá despesa extra”.

A JSD/Açores irá bater-se pela apresentação desta proposta na Assembleia Legislativa Regional, acreditando estar do seu lado “todos aqueles que pretendem uma melhoria de uma realidade imperfeita”.