JSD/Santa Maria promove Ação de Formação em Primeiros Socorros

A JSD Santa Maria desenvolveu ontem na sua sede uma ação de formação sobre primeiros socorros em parceria com os Bombeiros Voluntários de Santa Maria. A iniciativa, aberta à população e gratuita, contou com 23 participantes (15 mulheres e 8 homens), com idades entre os 18 e os 53 anos de idade.

De uma forma simples e clara os/as participantes foram esclarecidos sobre o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), os princípios básicos dos primeiros socorros, o suporte básico de vida do adulto e pediátrico, as hemorragias, as queimaduras e os engasgamentos.

No decorrer da formação houve lugar para a prática do suporte básico de vida no adulto em manequins próprios para o efeito, sob a supervisão do formador Carlos Couto, bombeiro à 16 anos.

Para a presidente da estrutura de juventude mariense, “este tipo de ações são essenciais, não apenas pela proximidade que possibilita com os/as jovens marienses e população em geral, como também, pelos conhecimentos adquiridos que poderão fazer a diferença numa situação limite e inesperada. Em determinadas situações, a linha ténue entre a vida e a morte poderá estar à distância do conhecimento que cada um/a de nós, enquanto cidadãos/ãs, temos sobre primeiros socorros e suporte básico de vida.”