Luís Raposo afirma que desenvolvimento dos Açores e Madeira passa por reforço da Autonomia

O presidente da JSD/Açores sublinhou no fim-de-semana que “o rumo do desenvolvimento dos Açores e da Madeira se trilha com o reforço das autonomias”, acreditando que, “a nível insular, a social-democracia tem feito esse papel, e vai continuar a fazê-lo”, afirmou.

Luís Raposo falava durante o Congresso da JSD/Madeira, onde esteve como convidado, tendo destacado que “existe a oportunidade de reafirmar os princípios da social-democracia, moldando-os aos desafios de um mundo em constante mudança”, disse.

“O PSD pode e deve assumir-se sempre com o seu passado de construtor das autonomias regionais”, refere o presidente da JSD açoriana, defendendo que “temos de assumir causas e apresentar soluções, assumir bandeiras e partilhá-las com todos, assumir as nossas convicções e reivindicá-las seja onde for, numa Autonomia de Respeito e Responsabilidade”.

“Devemos privilegiar sempre o diálogo com os parceiros sociais, que são parte colaboradora na execução e avaliação de políticas de desenvolvimento das nossas ilhas. Numa Autonomia de Diálogo”, avançou.

“E há também a Autonomia de Desenvolvimento, através do investimento nos recursos naturais e nos instrumentos legais ao dispor destes territórios, fazendo deles, também, motores do desenvolvimento nacional”.

Segundo Luís Raposo, deve também optar-se por uma “Autonomia de reciprocidade, com o desenvolvimento de políticas sociais de combate à pobreza, assim como de atratividade fiscal”, assim como “colocar a Autonomia no quadro Europeu, atendendo aos compromissos e metas da UE, e enquadrando-a nos desafios europeus”.

Para Luís Raposo, as lideranças dos Governos Regionais, “aqui [Madeira] e nos Açores, distinguem-se da liderança nacional de António Costa e do Partido Socialista, que tem maioria absoluta mas, ora pensa em Bruxelas, ora pensa em como tramar os seus possíveis sucessores, nunca colocando Portugal e os portugueses em primeiro lugar”.

“Estamos perante um governo de casos e casinhos, semana após semana, e que adia Portugal, que adia gerações e gerações”, lamentou o dirigente.

O jovem social-democrata disse acreditar “num Portugal futuramente liderado pelo PSD e por Luís Montenegro, e em que os cidadãos saibam responsabilizar os socialistas por terem colocado o nosso país, com os piores índices europeus, na cauda da Europa”

Por último, Luís Raposo acedeu a um desafio do líder da JSD/Madeira, “feito no último congresso da JSD Açores, pelo que anuncio a realização de uma Cimeira das Autonomias, juntando a JSD/Açores e a JSD/Madeira, de onde deverão sair contributos para assuntos como a preservação e conservação da nossa Natureza e do nosso Mar, um definitivo ‘sim’ à economia verde, a prevalência à economia local, dizendo em uníssono que também queremos a extinção do cargo de Representante da República”, concluiu.