Margarida Balseiro Lopes é a nova presidente da JSD

Margarida Balseiro Lopes, até há cerca de três meses secretária geral da estrutura e atual deputada à Assembleia da República, foi ontem eleita presidente da JSD.

Na eleição que decorreu na manhã do terceiro, e último dia do XXV Congresso Nacional, Margarida Balseiro Lopes acaba por colher cerca de 57% dos votos dos mais de 600 congressistas que podiam votar para os próximos órgãos nacionais e vence uma corrida eleitoral que contava com André Neves como opositor.

Natural da Marinha Grande, advogada de profissão, apresentou propostas nas áreas ligadas à reinvenção da educação em Portugal ou à forma como os jovens entram para o mercado de trabalho numa moção global de estratégia intitulada “Conquistar Portugal”.

Na sua apresentação de candidatura, afirmou que não gostaria de “ser lembrada como a primeira mulher presidente da JSD” mas o marco de, depois de mais de 40 anos de história, ser a primeira presidente não passou despercebido aos órgãos de comunicação social que acompanhavam o congresso.

Flávio Soares, Presidente da JSD/Açores, em reação à eleição da nova presidente da estrutura nacional afirmou que “é com agrado que vejo uma amiga dos Açores ser a nossa nova presidente” concluindo que tem a certeza que a relação de “proximidade entre ambas as estruturas se manterá como sempre alicerçada em longos anos de trabalho em conjunto pela JSD”.

Margarida Balseiro Lopes sucede a Cristovão Simão Ribeiro que terminou o seu mandato ontem.