Praia da Vitória. JSD reúne com juntas de freguesia do concelho

A JSD da Praia da Vitória está a efetuar um conjunto de visitas às freguesias do concelho, de forma a aferir as dificuldades sentidas pelas respetivas juntas, “que têm estado na linha da frente, no que diz respeito aos pedidos de ajuda e ao contato com as populações, especialmente neste período em que a contingência da Covid-19 alterou as rotinas”, disse Tiago Meneses, líder da estrutura.

Até ao momento já foram visitadas a Vila das Lajes e a freguesia da Agualva, com aquele responsável a ser acompanhado pela candidata a presidente da JSD/Terceira, Raquel Mendonça e pela vice-presidente regional, Vitória Silva.

“Uma das dificuldades mais relatadas tem a ver com o acompanhamento dos filhos e o estudo em casa”, explicam, referindo que muitos casais “tiveram de adquirir os equipamentos necessários para as aulas em casa. Estamos a falar de valores avultados em equipamentos informáticos e escolares, e muitas famílias que não conseguem dar as respostas adequadas, tendo em conta a sua situação profissional”.

Segundo Tiago Meneses, as juntas de freguesia “estão na linha da frente, contactam diretamente com as pessoas e recebem pedidos de ajuda, que vão desde impressões, fotocópias, e até solicitações de apoio social”, adianta.

“É preciso que a autarquia trabalhe em conjunto com as juntas de freguesia para garantir a estabilidade das famílias, sobretudo as que têm maiores dificuldades, mobilizando fundos de outras áreas que estão bloqueadas devido à pandemia”.

Assim, “defendemos a criação de um fundo escolar municipal para aquisição de material, visando um contexto de empréstimo do mesmo a quem necessita”, diz o jovem social democrata, para quem “esses equipamentos poderão retornar posteriormente às escolas do concelho, continuando disponíveis para alguma eventualidade”.

Tiago Meneses mostrou igualmente preocupação “com o futuro das nossas instituições culturais, muitas sem forma de produzir receitas nesta altura, e que apenas mantêm atividade para garantir a participação dos jovens, como as escolas de música, que têm custos para as filarmónicas e sociedades”.

O jovem dirigente insiste no destaque “ao grande trabalho que fazem as juntas de freguesia, mesmo sufocadas financeiramente”, criticando “a enorme disparidade relativamente à delegação de competências e ao apoio de cooperação na Praia da Vitória relativamente a outros concelhos. O executivo camarário chumbou uma proposta dos vereadores eleitos pelo PSD, para que fossem atribuídos mais 1000 euros às juntas de freguesia, alocados à ajuda e fundo social”, recorda.

Ao nível do emprego jovem, o responsável pela JSD praiense fala em “falta de consenso e incoerência quando se cancela o programa OTL Jovem, mas se mantêm os programas Estagiar. Não somos contra os Estagiar, mas defendemos que o OTL devia continuar ativo, apoiando as juntas de freguesia e cumprindo também as medidas de contingência nas diversas situações”.

“As juntas de freguesia integram o programa OTL Jovem para manterem os jovens ativos, adquirindo naturalmente um auxílio extra em termos de mão-de-obra. Não se compreende que se tenha optado apenas por um dos programas”, refere.

Tiago Meneses deixa ainda um repto, dizendo que “não é a altura para jogadas de aproveitamento político nem campanha, gastando dinheiro em outdoors, folhetos e publicidade, que em nada acrescentam ou ajudam as pessoas”, concluiu.