São Jorge: Flávio Soares alerta para a necessidade de emprego qualificado

O presidente da JSD Açores realizou na passada quinta-feira, 20 de agosto, uma visita à ilha de São Jorge depois de vários contactos com associações de juventude e com as estruturas da JSD de São Jorge.

“Já em 2018, em visita à ilha de São Jorge, a JSD Açores tinha alertado para a falta de emprego qualificado e para a falta de oportunidades nas ilhas vulneráveis”, começou por alertar o presidente da JSD Açores. “Continuamos na mesma: há uma necessidade urgente de criar políticas para a fixação de jovens, algo que nem o governo regional, nem as autarquias jorgenses estão a saber fazer”, criticou.

Não podemos estar à espera que só o carinho que um jovem jorgense sinta pela sua terra o faça voltar e fixar-se na sua ilha, se consegue melhores condições noutras ilhas, no continente português ou até no estrangeiro”, referiu Flávio Soares. “Se o Governo não olhar para os jovens, esta pode mesmo vir a ser uma geração em eternas dificuldades”, denunciou.

Para Flávio Soares, “um dos caminhos para uma boa adequação das políticas às realidades de cada ilha é ouvir as associações de juventude”. “Estes organismos devem sempre ser auscultados quando tomadas decisões para a juventude”, referiu.

Recorde-se que Sofia Tereso, coordenadora do gabinete do ensino superior da JSD Açores e presidente da JSD Velas, é também candidata da JSD pelo círculo eleitoral de São Jorge.