JSD/Açores debate saúde mental na Região com a Ordem dos Psicólogos

Ao início da tarde, da passada terça-feira, o presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, e a vice-presidente, Carlota Ferro, reuniram com o presidente Marco Santos, Presidente da Ordem dos Psicólogos para debater a saúde mental na Região, principalmente dos mais jovens.

Durante a reunião, o líder da juventude social democrata afirmou que “a saúde mental não pode ser mais um assunto tabu, temos todos a responsabilidade de atenuar o estigma e sermos agentes da normalização destes casos”.

Para Luís Raposo, “quanto mais rápida for a articulação intrassectorial entre a Educação e a Saúde, mais rapidamente estaremos amenizar ou a precaver-nos de situações menos boas no futuro”.

Para a estrutura de juventude partidária social democrata deve-se prevenir primeiramente a nível escolar. Dando formação aos professores sobre as questões da saúde mental, pois estes são o primeiro contacto, em muitos casos. Devendo-se ainda incluir os psicólogos escolares nas reuniões dos docentes, para identificar comportamentos nos discentes.

O presidente da JSD Açores diz que “deve haver uma parceria entre o Governo Regional e as Câmaras Municipais na promoção de campanhas de combate à pobreza, literacia financeira, promoção da participação cívica, planeamento familiar para os novos casais para desmistificar estes conceitos, aliando-se às juntas de freguesia face à sua proximidade com as populações locais”.

Também, o líder da comissão política regional defendeu “a democratização do acesso a cuidados clínicos, psicológicos ou psiquiatras, através da criação de um cheque consulta que possibilite a quem reconheça que precisa de intervenção auxiliar profissional e a sua situação económico-financeira seja menos favorecida”.

A JSD/Açores estende o repto ainda aos meios de comunicação social para que estes possam ser também agentes de atenuação do estigma que ainda se sente na nossa sociedade através de anúncios televisivos ou rádio.