UV Açores 2018 reúne temas da Agricultura à Inovação e Tecnologias

Foi hoje divulgado o programa da UV Açores 2018, que começa a 30 de agosto em Santa Maria, reunindo temas desde a Agricultura à Inovação e Tecnologias, e que conta com mais de 20 professores e oradores convidados.

A UV Açores 2018 começa a 30 de Agosto, com a presença de Rui Rio, Presidente do PSD, e de Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD, terminando apenas a 2 de Setembro, com a sessão de encerramento, onde participam os presidentes das estruturas regionais organizadoras de mais uma UV, Duarte Freitas e Flávio Soares.

O programa, agora conhecido, passa, durante os quatro dias de formação, por temas como a agricultura, com António Almeida e António Ventura, até à Inovação e Tecnologias, com Gonçalo Lobo Xavier e José de Sousa. Pelo meio desta nova edição da UV Açores existe, ainda, espaço para o Turismo, com Carlos Santos e Vera Terra, para o futuro da União Europeia, com Sofia Ribeiro ou para a fixação de jovens em ilhas e concelhos mais pequenos, com António Miguel Soares.

O dia sexta-feira começa com a valorização do poder local, com dois autarcas marienses, Carlos Rodrigues e Daniel Gonçalves. No final do dia de aulas no sábado, os alunos têm ainda a possibilidade de discutir com anteriores líderes regionais da JSD nos Açores e na Madeira, o papel da juventude na política, para além do contacto com múltiplas associações e instituições marienses, em visitas de estudo.

Durante os quatro dias de formação, e depois de uma aula sobre intervenções em público e oratória, com Ana Andrade, os trinta alunos preparam-se para a simulação da sessão plenária onde, indo buscar os conhecimentos das aulas a que assistiram, têm de apresentar propostas sob diversos temas. A sessão plenária é um exercício do trabalho parlamentar onde participam todos os alunos, divididos por grupos.

As candidaturas à edição deste ano da UV Açores continuam abertas até amanhã (22 de junho) em www.uv.jsdacores.pt.