Juventude é disponibilidade, em abertura para a construção do futuro.
Disse-o Sá Carneiro, há 42 anos. Dois anos antes, com a fundação do Partido Popular Democrata, nascia o Núcleo de Jovens do mesmo partido, a génese da nossa Juventude Social Democrata, inspirada nos mesmos ideais partidários, valores e princípios, mas dotada de uma irreverência mobilizadora. Mobilizadora de jovens, das suas ideias, da sua vontade em participar e contribuir com responsabilidade e compromisso, pelo momento presente que lhes pertencia e pelo futuro que deixariam marcado para as gerações vindouras.
Passadas mais de quatro décadas, continua bem vivo e presente na vida de muitos jovens o legado que lhes foi confiado. A JSD continua a ser a (maior) força catalisadora de jovens que, longe das piadas e ataques de que são alvo, fazem da luta pela Juventude a luta do seu dia-a-dia. Quando são muitas as preocupações e os desafios constantes, os jovens esperam na ação dos seus representantes políticos a responsabilidade pela criação de oportunidades promissoras de um futuro sustentado.
Nos Açores, o supra-sumo da governação, de há 22 anos a esta parte, dispõe destas oportunidades, que devem ser dos e para os jovens, como oportunidades para manter o seu lugar no posto de clarividência dos destinos da Região. Os clarividentes encontram sempre bons resultados nas políticas que promovem, mesmo que, em consequência das mesmas, os jovens continuem a pensar o seu futuro em dose mínima, condicionado pelos programas que ora fecham e ora abrem, conhecendo um tímido reforço de tempos a tempos, geralmente em véspera de eleições.
De Santa Maria ao Corvo, são muitos os jovens que dão a sua disponibilidade para que um futuro mais digno possa ser construído para a Juventude Açoriana. São muitos os que dedicam o seu tempo a refletir, a propor, a trabalhar. A planear, a mobilizar e acreditar. Os tantos que para sempre farão parte, os outros que virão, esperemos que a conhecer melhores perspetivas, encontrarão sempre na luta pelas conquistas comuns a vontade de pertencer, de crescer e fazer crescer juntos. Na JSD/Açores cada parte assume a importância do todo e o todo só se faz com o trabalho e dedicação de cada um, um corpo fraco não consegue sustentar uma cabeça de tamanho desproporcional.
Como jovem açoriana, sou grata a todos quantos aceitaram o desafio. Como jovem social democrata, sou apenas uma parte com muito orgulho no todo, na família que se estende de Ocidente a Oriente. Sintamo-nos todos muito orgulhosos. No final da luta ganhou Davi. No final de contas, um dia, ganhará a Juventude Açoriana.
Eunice Pinheiro Sousa é Secretária Geral da JSD/Açores desde 2017 e Conselheira Nacional da JSD