Juventude é Disponibilidade – Eunice Pinheiro Sousa

Juventude é disponibilidade, em abertura para a construção do futuro.

Disse-o Sá Carneiro, há 42 anos. Dois anos antes, com a fundação do Partido Popular Democrata, nascia o Núcleo de Jovens do mesmo partido, a génese da nossa Juventude Social Democrata, inspirada nos mesmos ideais partidários, valores e princípios, mas dotada de uma irreverência mobilizadora. Mobilizadora de jovens, das suas ideias, da sua vontade em participar e contribuir com responsabilidade e compromisso, pelo momento presente que lhes pertencia e pelo futuro que deixariam marcado para as gerações vindouras.

Passadas mais de quatro décadas, continua bem vivo e presente na vida de muitos jovens o legado que lhes foi confiado. A JSD continua a ser a (maior) força catalisadora de jovens que, longe das piadas e ataques de que são alvo, fazem da luta pela Juventude a luta do seu dia-a-dia. Quando são muitas as preocupações e os desafios constantes, os jovens esperam na ação dos seus representantes políticos a responsabilidade pela criação de oportunidades promissoras de um futuro sustentado.

Nos Açores, o supra-sumo da governação, de há 22 anos a esta parte, dispõe destas oportunidades, que devem ser dos e para os jovens, como oportunidades para manter o seu lugar no posto de clarividência dos destinos da Região. Os clarividentes encontram sempre bons resultados nas políticas que promovem, mesmo que, em consequência das mesmas, os jovens continuem a pensar o seu futuro em dose mínima, condicionado pelos programas que ora fecham e ora abrem, conhecendo um tímido reforço de tempos a tempos, geralmente em véspera de eleições.

Nos Açores, há uma Juventude que não deixa passar sem mácula esta asfixia geracional. Há toda uma geração que, não se sentido feliz ou satisfeita, não toma uma posição temendo que o pouco que lhe é assegurado lhe possa ser tirado. Esta geração de jovens encontra voz na Juventude Social Democrata dos Açores. Aos jovens que dão corpo e fazem crescer a JSD/Açores, nem sempre é fácil assumir o papel do “irreverente contestatário”. Numa região de “supra-sumos”, colocar o dedo na ferida e provar que a “clarividência” não acontece da forma como a relatam, é vestir de Davi numa luta contra Golias. Mas esta Juventude, reconhecendo o tamanho da sua luta, não se acanha.

De Santa Maria ao Corvo, são muitos os jovens que dão a sua disponibilidade para que um futuro mais digno possa ser construído para a Juventude Açoriana. São muitos os que dedicam o seu tempo a refletir, a propor, a trabalhar. A planear, a mobilizar e acreditar. Os tantos que para sempre farão parte, os outros que virão, esperemos que a conhecer melhores perspetivas, encontrarão sempre na luta pelas conquistas comuns a vontade de pertencer, de crescer e fazer crescer juntos. Na JSD/Açores cada parte assume a importância do todo e o todo só se faz com o trabalho e dedicação de cada um, um corpo fraco não consegue sustentar uma cabeça de tamanho desproporcional.

Como jovem açoriana, sou grata a todos quantos aceitaram o desafio. Como jovem social democrata, sou apenas uma parte com muito orgulho no todo, na família que se estende de Ocidente a Oriente. Sintamo-nos todos muito orgulhosos. No final da luta ganhou Davi. No final de contas, um dia, ganhará a Juventude Açoriana.

Eunice Pinheiro Sousa é Secretária Geral da JSD/Açores desde 2017 e Conselheira Nacional da JSD